Automação de processos de TI: por que sua empresa precisa dela?

Automação de processos de TI: por que sua empresa precisa dela?

12/11/2019
|
0 Comentários
|

Atualmente existem inúmeros processos tecnológicos que podem ser aplicados dentro de uma empresa. Administrar todos esses processos pode dar muita dor de cabeça e demandar uma grande quantidade de profissionais para o fazer. Para a solução desse e de outros problemas temos a automação de processos de TI, que além de solucionar essas questões, ainda traz mais vários outros benefícios para empresa. Toda e qualquer tarefa tecnológica dentro da área de TI de uma empresa pode ser automatizada, gerando um leque de possibilidades dentro da empresa, proporcionando uma praticidade muito maior dentro do ambiente de trabalho. Neste post ainda falaremos muito mais sobre a automação de processos de TI, te mostrando o porque que a sua empresa precisa dela. Boa leitura!

Quais são as formas de automatizar os processos em minha empresa?

Quando o assunto é a automação de processos de TI a primeira dúvida que surge é em relação às maneiras que existem de realizá-la. Sendo assim, agora falaremos mais afundo sobre quais são cada uma dessas formas que existem de automatizar os processos, sendo elas:

Provisionamento

Para a primeira maneira de conseguir implementar a automação de certos processos de TI temos o provisionamento, que consiste, basicamente, na adaptação ou até mesmo implantação de um serviço para um cliente em específico. Conseguir automatizar esse tipo de processo faz com que muito trabalho manual seja poupado, além de reduzir as chances de alguma falha humana. A conexão feita entre a infraestrutura local a serviços em nuvem, por exemplo, permite que a TI consiga automatizar processos bem práticos que ajudam muito na implantação e na configuração dos dispositivos. Recursos do Windows 10 como o Autopilot conseguem realizar a automatização da configuração e do gerenciamento dos dispositivos, utilizando o Azure Active Directory a cada vez que um usuário se conecte ao sistema pela primeira vez.

Outsourcing

Outra forma excelente é o outsourcing. Contratar empresas terceirizadas que sejam especializadas em automação de processos de TI é sempre uma ótima opção. Você conta com o trabalho de pessoas que já possuem grande experiência no assunto e que sempre vão saber a melhor forma para guiar a sua empresa para os melhores resultados possíveis. Além disso, também é importante ressaltar que quando se contrata um outsourcing especializado se poupa uma série de custos que seriam feitos por seu próprio negócio em infraestrutura e também no mantimento dos profissionais que trabalhariam no processo de implementação dos processos automatizados, ou seja, além de proporcionar resultados melhores, o outsourcing também faz bem para o seu bolso.

Integração de ferramentas de informação

A integração de ferramentas de informação como apps e dispositivos também é uma ótima área para a automatização. A implantação de aplicativos de foram bem feita depende de uma série de tarefas cruciais e recursos automatizados, principalmente durante a fase de testes. A automação nesse meio permite que as fases de alocação e criação de apps e ferramentas seja feita de maneira comprovada e confiável, voltando no mesmo ponto da redução das chances de erro humano, além de aumentar também a eficiência e a produtividade. A automação proporciona a possibilidade de implantar aplicações de forma segura, permitindo a configuração dos serviços indispensáveis desde o início, obtendo aplicativos em funcionamento. Todo esse processo é sempre feito de uma forma bem comum e transparente, possibilitando que todos os integrantes da equipe de TI consigam compreender o que está acontecendo.

Definição de processos de segurança e fluxos de trabalho

Nos processos de segurança também e de fluxos de trabalho a automação também cai muito bem. O uso do gerenciamento local e de nuvem são excelentes meios para a melhora na segurança por meio da monitoração automática e de comportamento suspeito ligado às políticas de acesso para dispositivos. A programação de um sistema como esse pode fazer o bloqueio de dispositivos que se portam de forma suspeita enquanto fazem o uso dos sistemas corporativos da rede, podendo até mesmo bloquear invasores. Assim como na segurança, a automação pode ser usada para definir atuais e novos processos de fluxos de trabalhos, deixando as atividades dentro do ambiente de trabalho mais definidas e transparentes para todos que ali atuam.

Quais são os setores que utilizam a automação dos processos de TI?

Não são apenas as empresas da área da tecnologia da informação que se beneficiam do uso da de processos automatizados, inúmeros setores já estão fazendo o bom proveito dessa tecnologia e é sobre eles que iremos falar agora. Dentre os departamentos que utilizam a automação temos:

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um dos setores que já vem usando a automação dos processos em TI há um tempo, principalmente nos help desks, que quando automatizados conseguem gerar uma satisfação muito maior aos clientes e também uma produtividade muito mais satisfatória.

Saúde

Dentro da área da saúde, a automação também traz ótimos benefícios como um maior controle dos dados, visto que com o uso de tecnologias como o Big Data, por exemplo, é possível realizar a coleta de informações cada vez mais complexas e que dão um maior controle dos exames e análises feitas dentro de um hospital ou laboratório, além é claro de gerar uma produtividade maior e auxiliar na redução dos custos.

Comércio

Na área do comércio é possível fazer um bom uso dos processos automatizados para a geração de resultados mais positivos. Podendo ser aplicado em uma infinidade de segmentos como logística atendimento, loja e outros que não só podem como devem e estão sendo cada vez mais automatizados para estar sempre trazendo os melhores resultados possíveis. Sintetizando tudo o que aqui foi dito, a automação dos processos de TI é algo que está sendo cada vez mais comum e está alcançando as áreas mais inesperadas com o passar dos anos. Isso porque os avanços da tecnologia demandam uma agilidade cada vez maior, chegando a um nível que apenas o trabalho manual não é capaz de suprir, tornando cada vez mais comum a busca das empresas pela automação de inúmeros processos. Gostou do post e gostaria de ler mais textos como este? Assine a nossa newsletter e seja sempre o primeiro a ficar sabendo quando postarmos algo aqui no blog. Não fique de fora!

Curta e siga a gente nas redes sociais
error59