Como identificar e como remover o ransomware?

Como identificar e como remover o ransomware?

03/08/2018
|
0 Comentários
|

O Ransomware tem uma característica que o torna bem perigoso, ele consegue camuflar-se e fica disfarçado como um conteúdo verdadeiro. Existem táticas para possibilitar a invasão do Ransom, como por exemplo: Scareware que é o mais comum de todos e por isso o mais fácil de ser removido, estes são os programas infectados que requerem um ”resgate’ ‘para serem liberados.

Os tipos de Ransomware mais prejudiciais são malwares que bloqueiam todas as funções do dispositivo, como: informações pessoais e para liberara essas informações, ele cobra um resgate.

Para remover o ransom, primeiro é necessário identifica-lo, depois que ele é identificado, existe um modo de agir com cada tipo.

No caso de Scareware, a primeira coisa a fazer é entrar no Modo de Segurança e executar um serviço de antivírus pago. Porém, caso o vírus te impeça de executar o sistema operacional, você poderá usar a restauração de Sistema para o software volte a um estado de tempo antes do ransomware ter sido instalado. Alguns conteúdos, documentos ou programas baixados podem ser modificados ou excluídos.

Como fazer a restauração:

No Windows 7:

1. Deslige o seu PC e localize a tecla F8 no teclado;

2. Ligue novamente o PC e, assim que você visualizar a tela de inicialização, aperte o F8 repetidamente, sem parar. Isto fará com que a máquina abra o menu de Opções Avançadas de Boot;

3. Selecione “Reparar Seu Computador” e aperte “Enter”.

4. Você terá de criar um novo usuário de acesso. Preencha os campos de nome e senha (caso você não tenha uma, deixe o espaço em branco);

5. Após fazer o login, clique em “Restauração Sistema”.

No Windows 8, 8.1 ou 10

1. Se o seu PC iniciar a tela de login do Windows, segure a tecla Shift no teclado, clique no ícone de energia e selecione “Restaurar”;

2. Feito isso, na nova tela, selecione “Solução de Problemas” > “Opções Avançadas” > “Restauração de Sistema”.

Se você ainda não conseguir acessar as páginas de restauração, use a mídia de instalação do Windows (disco ou drive USB). Na tela de recuperação, clique em “Reparar seu computador” no menu principal antes de prosseguir com a instalação. Fora isso, você também pode criar um disco de Reparação de Sistema do Windows em outro PC rodando a mesma versão do sistema. Depois, carregue o disco na máquina infectada para abrir as mesmas ferramentas de reparação.

Caso o problema persista e você não consiga remover o ransomware, tente abrir um programa de antivírus a partir de um disco externo ou pendrive, sem estar conectado à internet. Em último caso, se nenhuma dessas alternativas funcionar, a solução é restaurar por completo o Windows ou instalá-lo novamente no computador.

Curta e siga a gente nas redes sociais
59

Deixe uma resposta