Como se proteger do Ransomware?

Como se proteger do Ransomware?

25/07/2018
|
0 Comentários
|

Na primeira parte de nossa séria sobre ransomware abordamos um pouco sobre o que é o Ransomware, o próximo passo é falar um pouco sobre como se proteger dele.

Por mais que alguns sistemas operacionais sejam atualizados para evitar falhas na segurança, é possível que o usuário também tome algumas medidas para proteger suas informações:

1 – Instalar atualizações de segurança

No caso de quem tem o Windows, é possível aumentar sua segurança ao instalar as atualizações do Windows Update. Portanto, sempre confira se seu Windows está com as últimas atualizações.

2 – Faça donwload do patch direcionado ao ransomware

Quando é descoberto uma maneira de conter ou destruir um determinado ransomware, as empresas criam patchs direcionados para impedir que eles ajam no computador.

3 – Use um bom antivírus

Além de manter o sistema operacional sempre atualizado, outra ação necessária é instalar um antivírus que reconheça e bloqueia malwares. O antivírus tem a capacidade de impedir comportamentos anômalos em sistemas operacionais.

4 – Fique atento a golpes de phishing

Na internet seja sempre cauteloso com golpes que buscam espalhar malwares usando e-mails de spam, que levam as pessoas a visitarem sites contaminados ou com anexos e arquivos executáveis contendo vírus.

Tenha sempre cuidado e evite clicar em links estranhos ou divulgados por contatos nas redes sociais. Caso seu computador seja infectado, a recomendação é usar um antivírus para remover o vírus, porém em caso de Ransomware, restaurar a maquina é o ideal para evitar que restem vestígios do vírus no seu PC. Para isto também é fundamental manter uma boa política de backups.

Curta e siga a gente nas redes sociais
error59