A tecnologia tem efeitos importantes nos negócios. Independentemente do tamanho da sua empresa, a tecnologia possui benefícios tangíveis e intangíveis que o ajudarão a ganhar dinheiro e produzir resultados que seus clientes exigem. A infraestrutura tecnológica afeta a cultura, a eficiência e as relações de uma empresa. E claro, também afeta a segurança de informações confidenciais e as vantagens comerciais.
Muitos pequenos e grandes negócios têm dificuldades em identificar o momento certo para aderir a determinadas ferramentas digitais em suas operações. Quanto tempo vale a pena esperar? Vale a pena sua empresa ser a pioneira nas novas tecnologias pagando mais caro no início? Vamos a algumas informações para avaliar essas questões.
De acordo com uma recente pesquisa da Boston Consulting Group, organizações que abraçam a tecnologia e ferramentas digitais (não necessariamente sendo pioneiras em todos os itens) tendem a superarem às empresas que adotam a tecnologia tardiamente.
Ainda mais: as empresas que adotaram mais rapidamente a tecnologia ampliaram a base de clientes exponencialmente e criaram mais postos de trabalho se comparadas com as que não o fizeram. A pesquisa também demonstrou que o retorno sobre o investimento ficou 15% maior nas organizações que utilizam a tecnologia em maiores níveis.
Segue abaixo alguns benefícios que o uso da tecnologia pode ajudar sua empresa:
-> Alcançar mais clientes e aumentar a capacidade de pesquisa.
Aplicativos de baixos custos, na nuvem, por exemplo, podem ajudar seu negócio a gerenciar oportunidades, pipelines, contas e até mesmo contatos de relacionamento com o consumidor. Softwares de CRM com baixo custo, na nuvem, são grandes exemplos disso.
Um negócio que tenha capacidade tecnológica para pesquisar novas oportunidades estará um passo à frente de sua concorrência. Para uma empresa sobreviver, ela deve crescer e adquirir novas oportunidades. A Internet e novos serviços online, permitem que uma empresa realize pesquisas sem o custo de viagens.
-> Eficiência nas operações.
Com o uso da tecnologia empresas terão menores custos para executar as operações comerciais diárias. Um exemplo: atualmente eliminou-se a necessidade de gastar muito dinheiro com hardwares para armazenamentos de informações e documentos. É possível, com menores custos, guardar informações na nuvem e de forma segura.
Outro ótimo exemplo, é a possibilidade da equipe compartilhar, entre si, rapidamente arquivos e documentos, assim como trabalharem ao mesmo tempo, em um determinado documento, sem estarem no mesmo ambiente físico.
Por fim, com a tecnologia adequada, executivos podem economizar tempo e dinheiro ao realizar reuniões pela internet sem a necessidade presencial.
-> Melhorar a experiência com os clientes.
Relação com cliente é muito importante. Neste ponto, uma comunicação fácil e rápida é um fator essencial. As tecnologias de suporte ao consumidor ajudam os clientes a encontrarem soluções sobre seus produtos ou serviços via aplicativos de comunicação com vídeo e áudio; ou ainda um site em que os clientes possam encontrar respostas às suas perguntas fora do horário comercial.
-> Segurança.
A maioria das empresas da era moderna estão sujeitas a ameaças de segurança e vandalismo. A tecnologia pode ser usada para proteger dados financeiros, decisões executivas confidenciais e outras informações de propriedade que levam a vantagens competitivas. Simplificando, a tecnologia ajuda as empresas a manter suas ideias longe de sua concorrência. Ao ter computadores com boas práticas de segurança, uma empresa pode garantir que nenhum dos seus próximos projetos seja copiado pela concorrência.
Esses são alguns motivos e exemplos que ajudam você a decidir qual nível de tecnologia que sua empresa deve adotar. Que tal utilizar a tecnologia para crescer mais rápido e também para se diferenciar de seus concorrentes?
Quer aumentar a produtividade de sua equipe, garantir que documentos e arquivos não se percam e garantir uma segurança de TI muito maior?
Acesse aqui ou entre em contato diretamente com a gente neste link.
Até a próxima.