Descubra como o investimento em TI aumenta os resultados nas empresas

Descubra como o investimento em TI aumenta os resultados nas empresas

Informação é o que move as empresas e saber usá-la de modo estratégico para sair à frente da concorrência, é um dos principais diferencias das organizações que se destacam.

Infelizmente ainda existe certo desprezo por parte de alguns empresários, principalmente de pequeno e médio porte, com o setor de tecnologia da informação e, essa negligência, é influenciada por inúmeros fatores, dentre os quais podemos citar: a falta de conhecimento dos gestores sobre as conveniências desse tipo de inovação e a falta de qualificação dos profissionais de TI.

É preciso que proprietários e gerentes compreendam que os ganhos do investimento em TI nas empresas são enormes, indo desde a melhoria dos processos até a comunicação interna e otimização da experiência do cliente. Além, é claro, da segurança dos dados, fator primordial na era digital.

Diante disso, quer saber quais os benefícios de se investir em TI e porquê o outsourcing é uma ótima opção para a sua empresa? Leia este post!

Benefícios do investimento em TI

O grande volume de elementos a serem processados quase que instantaneamente, o aumento das vendas online e da exigência do cliente são fatores que têm contribuído para que as empresas invistam mais em tecnologia da informação.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, apontou que médias e grandes empresas destinaram, em 2018, 7,7% do seu faturamento líquido em TI.

Números como esse demonstram que a competitividade e o crescimento dos negócios estão atrelados ao manuseio correto da informação e da inserção digital.

A vantagem é que este investimento retorna não apenas em forma de lucratividade, como também em melhorias organizacionais significativas. Gostaria de saber quais são?

Então conheça agora 5 benefícios alcançados com a incorporação e o desenvolvimento da tecnologia da informação na sua empresa!

Otimizar processos

Uma das vantagens mais perceptíveis é a otimização dos processos. Isso significa aumento da organização, da efetividade e a diminuição de retrabalhos, falhas e gargalos. Como isso é possível? Simples! A tecnologia da informação permite que os procedimentos fiquem claros, objetivos e fáceis de monitorar.

Não existe mais a necessidade de controles isolados, tudo passa a fazer parte de um grande sistema integrado, acessível para analisar. Assim, favorece para que gestores avaliem indicadores, métricas e redirecionem a estratégia do empreendimento, antes que problemas piores aconteçam.

Melhorar a comunicação

Outro impacto notável de um bom gerenciamento de TI está ligado à comunicação. Com os dados sendo coletados, processados e gerando informações úteis em tempo hábil, a comunicabilidade melhora dentro e fora no negócio.

Internamente, porque os colaboradores e gestores passam a ter mais esclarecimento sobre o negócio, o que contribui para que as equipes se tornem verdadeiramente engajadas para alcançar as metas. A fluidez na comunicação também melhora o relacionamento com os clientes e fornecedores, que serão ouvidos nas suas sugestões, dúvidas e reclamações.

Investir na experiência do cliente

Por falar em cliente, não faz sentido nenhum investir em tecnologia se não for para melhorar a experiência dele. Esse é o principal foco. Atualmente ele é melhor informado e deseja ter uma vivência inesquecivelmente satisfatória com o seu negócio.

A tecnologia da informação pode fazer isso de muitas maneiras, aumentando as possibilidades de interações com o público na própria loja, através de totens ou leitores de códigos de barras, por exemplo. Ou, ainda aperfeiçoar os canais de atendimento levando a soluções rápidas. Isso somado ao fato de que empresas com processos otimizados e comunicação fluida tendem a satisfazer o cliente de forma mais ampla.

Prezar pela segurança de dados

Aqui entramos no campo de preservação e seguridade. É obrigação da empresa cuidar dos dados dos clientes com quem negocia, portanto, todo cuidado é pouco. Segundo dados da FIESP, 59% dos ataques cibernéticos na indústria visam ganhos financeiros e 60% desses crimes atingem empresas de pequeno e médio porte.

As informações estão circulando por uma rede mundial. Sabe-se que alguns nessa rede estão interessados em obter vantagens financeiras com dados que não lhes pertencem. Vendas e transferências online são cada vez mais comuns e ataques de hackers também.

A tecnologia da informação aplicada com eficiência busca alternativas para o armazenamento de dados em dispositivos externos ou em nuvem. Juntamente a utilização de sistemas de antivírus e salvaguarda de informações da empresa, de clientes e fornecedores.

Aumentar a lucratividade

Digamos que a lucratividade seja uma consequência de todos os benefícios apontados antes. Já dissemos que muitas empresas parecem ainda não reconhecer o valor da tecnologia da informação, enquanto outras que perceberam sua importância, tem não só investido, mas notado o retorno do investimento e as melhorias alcançadas e pretendem continuar nesse caminho. Organização, segurança, experiência satisfatória do consumidor e melhor comunicação só fazem a lucratividade aumentar.

Porque terceirizar o setor de TI?

Quer ter todos esses benefícios e decidiu investir em TI, mas não sabe por onde começar? Já pensou em terceirizar? Essa tem sido uma saída encontrada por muitos que não querem ter grandes preocupações com o setor, mas desejam ter todas as vantagens citadas acima.

A terceirização ou outsourcing, como muitos chamam, possibilita que os gestores e gerentes foquem no que realmente importa, que é a melhoria dos seus produtos ou serviços, então, muitos deles, tem deixado a cargo de uma empresa terceirizada a tarefa de cuidar de toda a parte tecnológica que envolve o negócio.

Ademais uma terceirizada tem o kow-how necessário, uma equipe totalmente qualificada, o serviço é padronizado e o foco é voltado exclusivamente para sua empresa. O custo-benefício é vantajoso na medida em que a confiabilidade do serviço prestado é garantida.

Inserida nesse contexto, a ETTBrasil é uma empresa de outsourcing para pequenos e médios empreendimentos referência no seu segmento. No seu escopo de trabalho está a solução de problemas que envolvem suporte reativo e também presta serviços de consultoria ajudando seus clientes a identificarem pontos de melhoria com base na gestão de projetos.

Se você ficou interessado em conhecer os serviços da ETTBrasil, entre em contato conosco para saber mais e descobrir como o outsourcing pode te ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a segurança dos dados e informações da sua empresa, além de flexibilizar a sua agenda para focar na atividade principal do negócio.

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