Inovar nas tecnologias facilita seus negócios

Inovar nas tecnologias facilita seus negócios

15/03/2019
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Inovar a experiência de compra do cliente a cada ano pode ser um desafio, mas com a evolução e surgimento de novas tecnologias, o modo como o consumidor tem acesso aos produtos e serviços passou por melhorias. Nessa situação, a criação e inovação serão importantes diferenciais no comércio e responsáveis por ampliar o fluxo de vendas do mercado.

Abaixo você terá acesso a alguns exemplos de modelos nos quais tecnologias inovadoras são usadas no mercado como soluções para empresas. Novos hardwares podem ser implementados para facilitar a vida dos clientes e fortalecer decisões de compra.

O uso da inteligencia artificial no mercado

No e-commerce, a inteligência artificial (IA) já faz parte da experiência de compra há bastante tempo. Empresas muito populares do mercado mundial, como a Amazon e o eBay, investem na personalização da experiência de compra porque sabem da importância dessa tecnologia de dados para uma experiência personalizada.

Quanto mais fluido e fácil de usar forem os sistemas, mais assertiva a IA será e isso traz apenas vantagens para o mercado consumidor. Além da venda em canais online, a Inteligência Artificial pode ser também utilizada para fornecer dados importantes sobre prazos de entrega, duração de estoque e comparação entre produtos de mesma função.

Adotar a inteligência artificial permite que seu negócio entre no contexto social de seu público. A prática é grandemente utilizada em diversos países, principalmente nos Estados Unidos. A IA é aplicada em ferramentas de conversação como o Messenger, do Facebook, que faz um atendimento automático e personalizado a cada cliente que entra em contato, sem a necessidade de interação humana.

Tornar a vida do cliente mais fácil implica em velocidade no atendimento e agilização de processos de venda. Uma área do mercado que teve grande evolução foi a de controle de estoque das empresas que utilizam o sistema de RFID.

Etiquetas RFID e a agilidade logística

Utilizando sensores de identificação de radiofrequência, é possível etiquetar e verificar os produtos estocados de maneira totalmente automatizada. Em seu potencial total, as lojas podem, inclusive, viabilizar pagamentos mobile com as mesmas etiquetas.

No Brasil, um exemplo de empresa que aderiu à tecnologia é a Óticas Carol, que trabalha com vendas de óculos. A tecnologia usada em seu sistema identifica e monitora os dados, estoques e armazena essas informações para no futuro fazer análise a respeito dos produtos com mais saída e os produtos que não foram sucesso de venda.

Inovação nos métodos de pagamento

Sentir segurança ao efetuar o pagamento de uma compra é o desejo de todo consumidor e essa segurança torna-se mais constante em locais que aceitam diversas formas de pagamento. Além disso a questão de comodidade ao efetuar um pagamento também é um fator decisivo na hora de fechar um negócio.

Nos pontos físicos, a tecnologia utilizada é a NFC que planeja tornar o processo seguro. Ao passar o smartphone na máquina o pagamento é autorizado. Já na China, algumas empresas utilizam a tecnologia de reconhecimento facial para pagamento.

Serviços de carteiras virtuais como o Google Pay e a Apple Pay já têm parcerias aqui no Brasil, respectivamente, com Bradesco e Itaú. Esses serviços prezam pela segurança nas transações. Nenhum dado do cartão de crédito do cliente é fornecido durante o pagamento. Além disso, todos os sistemas de pagamento são centralizados e facilitam a experiência de compra. Assistentes de voz: o futuro do mercado com o conversional commerce

Tecnologias que mudam o mercado

No passado o foco do mercado era criar tecnologias que fossem equipadas nos pontos de vendas para atrair os clientes. Porém o foco atual é facilitar a vida do cliente e tornar a tecnologia mais acessível e utiliza-la para analisar o comportamento dos clientes.

A inteligência artificial já é utilizada atualmente para notar padrões e auxiliar na descoberta das preferências do público. A tecnologia RFID pode ser integrada para fornecer insights sobre fidelização e decisão de compra no PDV. Os assistentes de voz tornaram-se um suporte acessível que busca otimizar a experiência do cliente.

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