Malwares

Malwares

27/07/2018
|
0 Comentários
|

Malwares são “softwares maliciosos”, indicam qualquer programa de computador criado para prejudicar ou desempenhar ações que não foram solicitadas por um usuário de computador ou de rede de computadores.

Dentre alguns males causados pelos malwares estão: lentidão no processamento de informações, roubo de informações ou dados financeiros e travamento de programas.

Há uma enorme quantidade de malwares presentes na internet. Para poder se proteger de modo eficiente, é sempre bom conhecer esses perigos. Quando um computador apresenta algum problema é comum afirmar que está com vírus, porém vírus é apenas uma das muitas categorias de malwares.

A seguir, veja 5 tipos de malware que podem trazer sérias dores de cabeça ao seu negócio:

1) Ransomware:

O Ransomware é um tipo de malware que é instalado pelo hacker a partir do momento que o usuário abre um anexo ou clica em um link – seja um link enviado para seu e-mail ou link de um site.

Por meio do Ransomware, o hacker obtém controle da máquina, podendo assim bloqueá-la por completo ou apenas um determinado arquivo ou documento. E para a máquina ser liberada normalmente o hacker exige um pagamento. Não é a toa que se considera que esse malware age como um sequestro.

2) Spyware:

O Spyware age como um espião, ela é um software malicioso que busca coletar informações de atividades de um computador. Ele é projetado para ser discreto e age silenciosamente ao fazer essa coleta de dados. Os dados posteriormente são enviados para os criminosos.

Os principais dados desejados são: informações empresariais e dados financeiros.

3) Worms:

Os Worms são programas de computador que trabalham de modo independente com intenção de espalhar-se em uma rede de computadores. Aproveitando-se de vulnerabilidade de sistemas, eles são responsáveis por diminuir a capacidade de banda larga e desempenho da rede. Os Worms também podem se copiar e baixar outros arquivos da rede

possibilidade de baixarem algo perigoso, como: Ransomware, Trojan ou Adware.

4) Trojan (Cavalo de Tróia)

O Cavalo de Tróia, é um malware que veem disfarçado como um programa útil pra o usuário. Seu primeiro objetivo é fazer o usuário acreditar que o Trojan é o programa que o usuário queria baixar e instalar.

Uma vez que ele seja instalado, fornece o controle da máquina para o hacker que por sua vez ganha acesso aos dados do usuário.

Os principais danos causados pelo Trojan são: roubo de senhas, monitoramento de das atividades do usuário do monitor e roubo de dinheiro eletrônico.

5) Adware

O Adware é um aplicativo que causa incomodo, normalmente é baixado junto de softwares e serviços e sua função é baixar e mostrar, sem autorização do usuário, anúncios na tela do computador.

Esses foram alguns dos malwares.

Algumas ações minimizam bem a insegurança. Por exemplo: instalar sempre as atualizações dos sistemas operacionais e dos softwares; ter um bom antivírus e um bom firewall e sempre atualizá-los; ser bastante seletivo nos e-mails a serem abertos, nos links a serem clicados, nos arquivos a serem baixados e nos sites a serem visitados.

Agora nos conte, você já foi atacado por algum desses? Comente aqui abaixo suas experiências.

Continue nos acompanhando nas redes sociais, pois sempre trazemos novidades, dicas e sugestões sobre o mundo da TI para as empresas. Um abraço e até a próxima.

Encerrar fazendo um pequeno marketing da empresa talvez?

Curta e siga a gente nas redes sociais
error59