Como aumentar a produtividade em TI? Veja em 5 passos

Como aumentar a produtividade em TI? Veja em 5 passos

29/11/2019
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Dentre diversas consequências geradas pela integração de ferramentas de TI no ambiente corporativo a que mais gera pressão nos profissionais da área é a necessidade de ser capacitado para saber como se relacionar com o grande volume de demandas, dada a importância da produtividade em TI.

Atualmente, é essencial que profissionais que trabalham em áreas como suporte ao usuário, gestão de políticas de segurança digital ou na manutenção de equipamentos devem ser capacitados para operar sendo ágeis e flexíveis.

Para a gestão de TI, esse novo ambiente se mostra como um grande desafio. Isso porque é necessário ter uma estratégia nos investimentos que serão feitos nas abordagens operacionais, tendo como objetivo principal o aumento da produtividade dos colaboradores.

Quer saber como aumentar a produtividade em TI na sua empresa? Continue lendo e conheça 5 passos para alcançar os melhores resultados possíveis. Boa leitura!

1º Invista em Outsourcing

Podemos dizer que o outsourcing se destaca por ser uma das estratégias mais aplicadas por gestores de modo a otimizar a administração das atividades que estão sendo feitas dentro do ambiente de trabalho, resultado em prazos mais curtos e também na simplificação dos processos de gestão. Utilizando esses serviços, todas as atividades que não fazem parte da estratégia do setor de TI passam a se tornar de responsabilidade de profissionais terceirizados, dando mais liberdade para que os funcionários de sua empresa mantenham o foco no objetivo principal do negócio.

Os investimentos feitos em outsourcing também beneficia a empresa em diversos aspectos. Primeiramente, podemos citar a questão dos custos operacionais usados para o mantimento de uma equipe de analistas e técnicos de suporte que é severamente reduzida ao contar com a terceirização. Sendo assim, a empresa passa a ter mais recursos, principalmente financeiros, para o investimento nos processos e tecnologias que façam parte da estratégia da empresa.

Também é importante ressaltar que o outsourcing em TI é super importante na questão da ampliação dos serviços que podem estar sendo realizados pelo setor. Dessa forma, o gestor responsável se torna mais capacitado para manter uma equipe de colaboradores, tudo de acordo com a estratégia do negócio, diminuindo o tempo usado para lidar com certos problemas, isso sem falar na otimização contínua das atividades da área.

2º Forme uma equipe de TI multidisciplinar

Dentro do meio corporativo moderno, o setor de TI precisa lidar com diversas demandas. Devido a isso, os obstáculos enfrentados são muitos, e isso vai desde a necessidade de manter todos os equipamentos funcionando bem até as ameaças de segurança da informação.

Para que todas as metas traçadas sejam alcançadas e que o negócio se mantenha dentro dos índices de produção e desempenho desejados, o setor de TI tem de investir nas mais variadas abordagens. Criar algumas políticas visando o controle de acesso aos dados e recursos digitais, por exemplo, é uma ótima forma de tornar os sistemas mais seguros e agregar mais confiabilidade ao sistema. Já as rotinas de manutenção preventiva é uma forma de evitar falhas e auxiliar na redução dos custos operacionais ligados à manutenção da infraestrutura de TI.

Para que seja feito um gerenciamento de todas as rotinas realizadas na área, é muito importante que o setor de TI tenha um time bom em questão de eficiência. Para isso, a melhor decisão a ser tomada é a formação de um time multidisciplinar. Avaliar quais são os desafios mais preocupantes de todo o departamento é essencial para que se saiba para quais áreas e quais habilidades serão necessárias dentro da equipe de TI, alinhando as necessidades do setor com o que os profissionais têm a oferecer.

3º Estabeleça métricas de desempenho

Esse é um passo fundamental para manter todos os colaboradores com conhecimentos atualizados, é uma excelente maneira de garantir um bom índice de produtividade em TI, criando métricas e indicadores para o desempenho de cada um. Dessa forma, o gestor consegue observar o trabalho de todos de forma muito mais objetiva e funcional, conseguindo visualizar onde estão falhando e agindo nesses pontos fracos.

Definir indicadores é uma tarefa que deve ser realizada pensando na estrutura de cada equipe. Sendo assim, é necessário que o gestor avalie a capacidade que a equipe tem e, dessa forma, conseguir criar algumas métricas que não sejam nem muito acima, nem muito abaixo do potencial delas. Desse modo, é possível realizar a identificação dos pontos que precisam de rotinas novas para o aumento da produtividade dos profissionais, isso sem comprometer a qualidade do trabalho de cada um.

4º Promover treinamentos constantemente

A tecnologia está em constante mudança. Sendo assim, o setor de TI precisa encontrar formas de manter os times de colaboradores sempre atualizados do que está rolando de novo dentro da área de TI. Sendo assim, é muito importante a promoção de alguns treinamentos e cursos de forma regular para que todos os profissionais passem a conhecer as mais novas tendências da área.

Vale ressaltar que esses treinamentos também precisam ser feitos sempre que a empresa realiza alguma mudança em suas políticas internas ou em suas rotinas operacionais. Essa prática é útil para reduzir o tempo gasto na integração das novas formas de trabalho ao ambiente de trabalho.

5º Realizar feedbacks constantes

Como dito anteriormente, a implementação de métricas de desempenho é super útil para acompanhar a qualidade, eficiência e produtividade em TI dos serviços que estão sendo prestados, possibilitando que o gestor consiga identificar os pontos que precisam de melhoria. Desse modo, também podemos implementar outra forma de aumentar a produtividade interna, que é a realização de feedbacks constantes.

Toda vez que um problema for encontrado no trabalho de um profissional, é importante indicar o que está precisando de melhoria e qual o melhor caminho a ser tomada para isso. Dessa forma, a manutenção de um fluxo de trabalho que não atende às regras internas é evitado.

Portanto, podemos concluir que o aumento da produtividade em TI, por mais que seja um desafio, pode ser facilmente alcançado quando seguido o caminho certo. Também vale lembrar que além desses passos, existem algumas empresas especializadas na implementação de práticas e processos que visam o aumento da produtividade, como a ETTBrasil, por exemplo.

Gostou do post e está interessado em aumentar a produtividade do seu setor de TI? Entre em contato com a ETTBrasil e conheça as soluções que temos para o seu negócio. Estamos te esperando!

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