5 maiores mudanças proporcionadas pela transformação digital nas empresas

5 maiores mudanças proporcionadas pela transformação digital nas empresas

A transformação digital é um processo que vem de fora das empresas. Dessa forma, sempre que alguma tecnologia aparece no mercado ela abre uma série de oportunidades que podem gerar uma grande vantagem competitiva para as empresas que resolvem lidar com tal tecnologia. E assim se inicia todo o processo da transformação digital nas empresas.

Todos esses conceitos tecnológicos que hoje podem ser considerados comuns e estão em constante uso por diversos negócios um dia já foram uma inovação tecnológica. Dentre essas podemos citar a tecnologia em nuvem, inteligência artificial, SaaS, entre outras. A transformação digital são, basicamente, recursos ou meios que surgem dentro da área de tecnologia que podem gerar benefícios muito grandes para as empresas que apostam nelas.

Que conhecer um pouco mais sobre a transformação digital e os impactos que ela causa nas empresas? Continue lendo e conheça as 5 maiores mudanças proporcionadas pela transformação digital nas empresas. Boa leitura!

1ª Serviços e produtos otimizados

A redução de custos é algo que muitas empresas seja de tecnologia ou não, tentam buscar. E com o uso da transformação digital é possível atingir esse objetivo de diversas formas.

Quando se fala de processo de vendas, por exemplo, podemos usar o tempo que um certo vendedor pode levar para conseguir fazer uma planilha completa no Excel com todos os dados de um só cliente. Isso pode acabar custando um bom tempo, e tempo é dinheiro.

Todo esse tempo que seria gasto para realizar tarefas básicas e demoradas como o preenchimento de uma planilha poderia estar sendo investido em outras atividades, atividades as quais integram a estratégia principal do negócio, que neste caso seria a venda dos produtos.

Com o uso da tecnologia é possível automatizar boa ou toda a parte dessas atividades maçantes, disponibilizando mais tempo para focar na estratégia do negócio. Dessa forma, a empresa consegue melhorar muito seus resultados comerciais com o simples uso de um sistema que permite o foco unicamente nas vendas.

2ª Melhora no relacionamento com o cliente

A transformação digital também é um fator que auxilia diretamente na melhora do relacionamento do cliente para com a empresa.

Quando se pensa em estratégias de inbound marketing visando a captação de clientes, já é possível, usando a tecnologia, cativar uma relação saudável e duradoura com os clientes.

Existem ferramentas que fazem a coleta de certos dados sobre os usuários que entram em contato com a empresa. Eles funcionando analisando a forma com que essas pessoas interagem com a marca, calculando o que será necessário fazer para satisfazer o cliente, oferecendo algo que tenha um valor para o mesmo.

Isso é sobre a construção de uma boa imagem dentro do mercado, com o principal objetivo de conseguir vender os produtos e fazer com que a experiência do comprador seja a melhor possível.

Com o uso da tecnologia também é possível fazer a identificação da persona de cada empresa. Assim, a dialogação das empresas se torna muito mais direta para com quem realmente se encaixa no perfil de comprador de cada produto ou serviço.

Dessa forma, a estratégia de abordagem do negócio se torna muito mais coerente, possibilitando que a empresa consiga dialogar com o público certo, da maneira certa, se tornando muito mais influente no nicho em que atua.

3ª Melhores resultados

Essas tecnologias sempre foram muito influentes nas mudanças que ocorreram no modelo de negócio em todas as empresas. Quando se fala de internet, a democratização dos ambientes para alcançar o cliente final é algo realmente muito importante.

Atualmente é possível realizar a compra de inúmeros produtos somente com o uso de um computador ou smartphone que tenha acesso à internet, mesmo que a loja em questão esteja localizado em outro país, por exemplo.

Essa é a ilustração mais clara que podemos dar da transformação digital. Lojas que optam por esse tipo de modelo mudaram sua forma de negócio. Deixaram de realizar vendas somente em lojas físicas e passaram a fornecer seus produtos e serviços para todo o mundo por meio da tecnologia.

Aderir á transformação digital é imprescindível quando se deseja passar das barreiras que impedem o crescimento ou o desenvolvimento exterior do negócio. Um vendedor do Japão, por exemplo, jamais conseguiria realizar a entrega de seu produto em São Paulo se não fosse a transformação digital.

4ª Bem-estar

Conseguir fazer com que todo o trabalho mecânico e maçante esteja sendo realizado com total auxílio da tecnologia também faz com que as pessoas se sintam mais dispostas e felizes realizando suas atividades dentro do ambiente de trabalho.

Utilizando a área de vendas como exemplo novamente, o vendedor que precisa passar boa parte do seu tempo de trabalho direcionado ao preenchimento de planilhas no Excel agora poderá, com o uso da gestão de relacionamento com o cliente, ter mais oportunidades no mesmo tempo anterior à tecnologia.

Todo esse trabalho maçante deixa de ser papel dele e agora passa a ser realizado por um consultor de negócios que transmite uma imagem de maior valor aos clientes finais. Estes passam a reconhecer e aceitar melhor as propostas que a empresa está oferecendo, trazendo resultados comerciais muito melhores.

O feedback passa a ser positivo para todo o negócio e como consequência disso os colaboradores passam a ganhar uma comissão de vendas melhor, melhorando também o seu bem-estar.

5º Mudança das operações

Aqui podemos citar o exemplo da Netflix, que anteriormente utilizava um sistema de locação de filmes e séries pela internet. Depois de um tempo, ela preferiu apostar em um novo modelo de operações, o stream de vídeos e, então, revolucionaram totalmente a forma de distribuição de séries e filmes, se tornando a maior referência do ramo, que agora conta com inúmeras outras empresas que seguiram o exemplo da marca.

Portanto, podemos concluir que a transformação digital nas empresas é um fator de suma importância para conseguir não só se manter, mas também evoluir e encontrar formas muito mais otimizadas de se portar dentro do mercado. O investimento nessas mudanças é, sem dúvidas, essencial para o aumento do poder de mercado do negócio, se tornando indispensável para as empresas que buscam destaque.

Gostou do post? Aproveite e curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de mais assuntos como este!

Curta e siga a gente nas redes sociais
error59