Qual cabo de rede comprar?

Imagem Tipos de Cabos de Rede

Qual cabo de rede comprar?

15/03/2018
|
0 Comentários
|

O cabo de rede escolhido para montar sua estrutura de rede pode afetar muito o desempenho e a qualidade da sua internet, como também na velocidade e qualidade de transferência de arquivos e dados entre os computadores, servidores, roteadores e placas de rede.

Em diversas situações, em nossos clientes potenciais, nos deparamos com escolhas equivocadas do tipo de cabo utilizado. Às vezes, superdimensionado (paga-se mais caro do que deveria) e em outras, subdimensionado (quando afeta diretamente a velocidade de transferência de dados na rede).

Você sabe se o cabo utilizado na sua infraestrutura de rede está correto?

Resolvemos explicar melhor essa questão. Vamos falar então dos principais padrões de cabos utilizados atualmente e quais que servem para cada situação.

 

Os tipos de cabos de rede

Vamos simplificar e falar dos principais padrões de cabos de rede: Cat5, Cat5e, Cat6, Cat6a.

 

 Cat5 – até 100mb/s e 100 metros.

Mais antigo e mais lento, os cabos de rede de padrão Cat5 podem suportar velocidades de transferência entre 10Mbps e 100Mbps. Em alguns poucos casos até pode atingir 1 Gigabit/segundo, porém em distância bem curtas. Já ultrapassado, ele é utilizado em alguns poucos casos de rede doméstica.

 

Cat5e – 1.000 Mbps, 100 metros.

Embora fisicamente muito similar ao Cat5, o Cat5e adere à padrões mais rigorosos. A letra “E” significa “enhanced” (melhorado, aprimorado). O Cat5e é uma versão com menos ruído e consequentemente com melhor qualidade. Como ele é capaz de atingir facilmente uma transferência numa velocidade de 1.000 Mbps (1 Gbps), em uma distância de até 100 metros, este tipo acaba sendo considerado a melhor opção, atualmente, em termos de custo-benefício. Por isso que acabou substituindo quase que inteiramente seu antecessor.

 

Cat6 – Até 10 Gbps, 50 e 100 metros, 250 Mhz.

Com uma estrutura um pouco diferente do tipo anterior, e ainda melhor, suporta velocidade de até 10 Gigabits e tem menos interferências. Dificilmente encontra-se esse tipo de cabeamento em casos domésticos. Ainda mais porque em situações de distâncias pequenas (10 metros, por exemplo), há poucas interferências e cabos com qualidade inferior dá conta do recado.

Já encontrado em diversas situações empresarias, o Cat6 acaba sendo muito útil e produtivo, ainda mais para questões de necessidade de alta velocidade de transferência de dados entre computadores, servidores e outros equipamentos. Todavia, vale a pena uma boa análise de custo-benefício, pois em muitos casos o Cat5e ainda poderá ser a melhor opção.

Importante clarificar também que em casos de necessidade de alcance da velocidade de 10 Gbps constantes, o cabo não deve passar de 50 metros de distância, pois quanto maior, pior a performance.

 

Cat6a – Até 10 Gbps, 100 metros, 500 Mhz.

Suporta frequência de largura de banda de até 500 Mhz, o dobro da quantidade do Cat6 e também pode suportar 10 Gbps. No entanto, ao contrário do cabeamento anterior, o Cat6 suporta 10 Gigabit/s com um cabo de até 100 metros.

 

E então, ficou um pouco mais claro qual cabo de rede você deve escolher para sua residência e empresa?

Mas, atenção! É muito importante que sua infraestrutura esteja toda alinhada. Explicaremos melhor: não adianta ter um super cabo, e o roteador, ou até mesmo as placas de rede dos computadores, não estarem adequados a essa performance do cabo. Ou seja, se você tiver um ótimo cabo, e as placas de rede das máquinas não aguentarem tamanha velocidade, terá tido um custo desnecessário, pois a placa de rede se tornaria um fator limitante e a performance seria prejudicada.

 

Precisando de ajuda para entender melhor, ou sem tempo para maiores pesquisas? Agende uma conversa conosco para avaliarmos e sugerirmos melhores opções para sua infraestrutura de rede e, até quem sabe, de toda sua TI. Estamos à disposição, afinal nosso objetivo é ajudar as empresas a serem mais eficientes e usar a tecnologia para crescer ainda mais rápido e se destacar no seu ramo. Até a próxima.

Deixe uma resposta