Serviços de Sincronização e Compartilhamento VS Backup

Serviços de Sincronização e Compartilhamento VS Backup

01/02/2018
|
0 Comentários
|

Nos últimos anos, diversas soluções de sincronização de pastas e compartilhamento ganharam mercado, trazendo grande comodidade para os usuários corporativos. Mesmo assim, estas soluções não oferecem uma proteção no mesmo nível de uma solução dedicada de backup. Por uma questão simples: elas nasceram para um propósito diferente e exclusivos.

As soluções de backup nasceram com o intuito de protegerem seus dados para situações de desastres e perdas de dados. As soluções de sincronização nasceram para trazer comodidade de disponibilização dos dados por todos os dispositivos. Embora estas soluções possuam vários pontos em comum, elas possuem diferenças que podem ser muito importantes.

Ainda que as soluções de sincronização possam oferecer uma boa solução de cópia de segurança para o caso de perda de hardware ou mesmo de arquivos em um dispositivo, há algumas situações em que elas podem não oferecer a mesma segurança.

E também, mesmo que muitas soluções de sincronização já possuem uma oferta de versionamento do arquivo em determinados ponto no tempo, nestas soluções este recurso nem sempre está disponível para todos os tipos de arquivo e muitas vezes também há restrições sobre o ponto no tempo em que se pode recuperar o arquivo.

Outra desvantagem da solução de sincronização é que as vezes pode não proteger todos os arquivos. As soluções geralmente permitem que você escolha os dados que deseja sincronizar entre seus dispositivos. E não é incomum que, às vezes, por configuração errada ou mesmo acidentalmente, alguns arquivos e/ou pastas podem ficar de fora da sincronização e não estarem cobertas.

De forma geral, as soluções de sincronização podem oferecer uma primeira camada de proteção, mas não deixarão sua organização protegida como uma solução específica de backup. O backup serve com o propósito exclusivo de proteção de dados enquanto a solução de sincronização irá ter um maior sucesso em oferecer uma comodidade de disponibilidade dos dados em múltiplos dispositivos.

Deixe uma resposta