O futuro do PHP - PHP ENGINE

O futuro do PHP – PHP ENGINE

19/02/2018
|
0 Comentários
|

O PHP é uma linguagem composta por um motor (engine) e uma extensa gama de extensões. Esta separação nos ajuda a compreender os esforços de evolução da linguagem. O engine do PHP, chamado Zend Engine, possui em sua essência uma linha de evolução na busca de uma melhor performance e uso computacional. Já as extensões evoluem no sentido de oferecerem uma api e funcionalidades para a linguagem.

Em 5 de dezembro de 2015, foi lançada a versão 7.0 do PHP. Esta versão foi um marco na história da linguagem. Após um grande avanço na parte do motor do PHP (Zend Engine 3), as aplicações PHP migradas puderam observar ganhos médios de metade de uso de memória e o dobro de performance em relação ao PHP 5.6.

Este ganho foi basicamente fruto de um projeto interno da Zend denominado PHP-NG (PHP Next Generation) que otimizou a estrutura de armazenamento de dados do PHP otimizando a eficiência de memória e sua relação com o processador.

Antes de nos trazer os benefícios da estrutura de dados, o projeto PHP-NG tinha utilizado como meta a utilização de um compilator JIT para transformar a execução do código PHP em linguagem de máquina e desta forma obter um ganho de performance ainda maior.

Apesar de ter apresentado uma excelente performance em scripts com operações transacionais, o a solução do compilador JIT foi abandonada por não ter apresentado melhorias significativas em projetos reais com uso de orientação a objeto, como o WordPress.

Na Zendcon 2017, Zeev Suraski, o líder da Zend para o PHP, apresentou a visão da empresa em propor a incorporação da solução JIT na próxima versão do PHP. Mesmo não trazendo grandes ganhos para aplicações com grande uso de objetos, a solução pode melhorar substancialmente a performance do PHP em soluções de grande análise de dados, como por exemplo Big Data.

Curta e siga a gente nas redes sociais