Investir em tecnologia hoje é fundamental para o sucesso de um negócio, mas é difícil para pequenas e médias empresas manter internamente a infraestrutura necessária para tirar proveito dessa vantagem competitiva.
Sabia que existe uma alternativa para esse dilema? O outsourcing de TI é a solução mais popular no mundo inteiro para incluir inteligência e eficiência dentro de uma empresa sem gastar muito ou sobrecarregar o responsável pelo departamento. Quer saber tudo sobre o assunto? Então confira o artigo!
1. O que é outsourcing de TI?
O conceito significa, na prática, a terceirização da TI de uma empresa, não importa o nível de oferta. É quando gestores contratam empresas especializadas em parcerias para fornecer a infraestrutura e as ferramentas necessárias para incluir a tecnologia dentro da rotina produtiva de um negócio.
O outsourcing, portanto, pode se dar desde a inclusão de plataformas de gestão em um negócio. Porém, quando falamos sobre o assunto, o mais comum é se referir a parcerias que envolvam muito mais do que isso.
Terceirizar sua TI é, em termos mais práticos, trazer ajuda e expertise para dimensionar, adquirir, atualizar e manter ativos tecnológicos — sejam eles softwares, hardwares ou a combinação dos dois.
Falaremos mais a fundo sobre essas vantagens, mas o principal é entender que apostar no outsourcing significa incluir a gestão externa da infraestrutura no negócio, permitindo que os colaboradores internos foquem mais na parte estratégica — em como transformar esses ativos em práticas mais eficientes de mercado.
2. Quais os tipos de outsourcing de TI?
O outsourcing de TI é geralmente referenciado de acordo com a sua proposta, a origem dessa oferta e os objetivos esperados por cada empresa. Veja quais são os 3 tipos possíveis de serem contratados:
Offshore
O outsourcing offshore acontece quando o gestor busca em outros países, às vezes do outro lado do mundo, a parceria para implantar e gerenciar remotamente sua infraestrutura.
A solução é usada geralmente por quem busca economia e encontra opções mais baratas. Mas a grande desvantagem nesse caso é a distância entre as duas partes.
E nem estamos falando apenas da distância física! Questões culturais, barreiras de linguagem, diferença de fuso horário, todos esses são obstáculos que precisam ser levados em conta no offshore.
Nearshore
Com esse modelo, procura-se mitigar um pouco dos problemas que citamos acima. O gestor ainda está atrás de condições melhores fora do país, mas limita sua busca a países vizinhos ou no mesmo continente — com fusos, línguas e culturas parecidos.
Onshore
No onshore, a parceria de TI é feita dentro do país, o que elimina todas as questões que levantamos. O que a princípio pode parecer uma solução mais cara acaba ganhando muitas vantagens quando analisamos o retorno desse investimento.
Além de ser mais fácil a comunicação, o suporte é mais rápido, o relacionamento entre as empresas é mais próximo e é possível que bons fornecedores de outsourcing entendam melhor seu negócio, trabalhem mais para o crescimento mútuo.
E não dissemos apenas da expertise tecnológica, como conhecimento de mercado. Pense bem: uma parceira dentro do Brasil conhece o mercado, o público e já tem cases de como a tecnologia pode ser usada dentro desse cenário.
Ou seja, o onshore é uma opção focada menos em entrega simples de infraestrutura e mais em resultados provenientes dela. Talvez seja uma saída interessante para o seu negócio.
3. Por quais motivos as empresas investem nessa solução?
Mas, por que uma empresa investe em outsourcing de TI em vez de adquirir e gerenciar ativos por conta própria? O tamanho da equipe tecnológica em um negócio pequeno ou médio é fator determinante, mas podemos citar vários outros motivos. Confira:
Ter acesso a tecnologias mais modernas
Muitas tecnologias de ponta, que influenciam com relevância em gestão, operação e posicionamento de uma empresa atualmente, não são tão acessíveis para o investimento puro em sua aquisição.
O outsourcing nesse caso é sempre uma saída melhor. A solução que você vai contratar foi pensada com esse foco tecnológico e desenvolvida para diluir custos entre vários clientes.
Isso permite que a terceirizada ofereça novas tecnologias na empresa a preços compatíveis com pequenos e grandes negócios.
Sem contar que se preocupam com a atualização constante em sua infraestrutura, trazendo sempre o melhor do mercado para dentro da sua rotina.
Contar com especialistas em TI
Qual é o tamanho da sua equipe de TI hoje? Na maioria das pequenas e médias empresas, a resposta é uma pessoa, três no máximo. É muito pouco para o papel importante que sua infraestrutura tem no sucesso dentro de um mercado transformado digitalmente.
O outsourcing é uma forma de trazer mais mãos e olhos especializados para o seu gerenciamento tecnológico. O mais comum nesse caso é que o gestor deixe as questões de operação e gestão do sistema para a parceira, enquanto sua equipe interna pode focar na transformação desses recursos em resultados práticos de negócio.
Eliminar problemas ligados à manutenção de infraestrutura
Quando falamos em questões de operação e gestão, você sabe de qual parte estamos mais nos referenciando: a rotina de manter uma infraestrutura de TI pode ser repetitiva e desacelerar a produção quando feita de forma pouco eficiente.
Permitir que uma empresa parceira cuide da manutenção de ativos (como atualização de sistemas, suporte a chamados de usuários, verificação de integridade de dados, conserto de computadores, entre outros) tira um peso enorme da sua equipe interna e garante processos otimizados que minimizem tempo ocioso e parada de produção.
Ter mais controle sobre o retorno do seu investimento em TI
Quando lidamos por conta própria com os ativos de TI, é difícil acompanhar como estão sendo utilizados e o retorno gerado por eles tendo tantos outros aspectos de administração para cuidar.
Que tal trazer ordem e metodologia para esse monitoramento? Como o outsourcing geralmente significa a entrega de pacotes de serviços completos, essa infraestrutura se torna uma dentro de um guarda-chuva, com integração e inclusão de mecanismos para análise de indicadores de performance.
O resultado é claro: você sabe com clareza o retorno que está tendo sobre seu investimento e sabe também o que fazer para otimizar constantemente essa relação.
Gerir dados com mais segurança
Se a TI está ganhando tanta importância para o mercado, é porque os dados que ela gerencia são o recurso mais valioso para negócios do futuro.
E mesmo que sua equipe de TI seja formada por bons profissionais, é quase impossível manter níveis altos de proteção a essas informações enquanto precisam lidar com todas as questões operacionais e gerenciais de infraestrutura.
A ajuda especializada nesse caso significa dimensionamento e aplicação de medidas de segurança de dados, implantação de ferramentas otimizadas de controle e práticas para blindar o sistema de ataques externos e mal uso interno.
O próprio caráter integrador de uma oferta de outsourcing facilita esse trabalho. Quando sistemas e soluções de infraestrutura são integrados, é bem mais fácil ter uma visão protetiva sobre eles.
Ter apoio estratégico para uso da tecnologia
Como você pôde perceber, muito do que empresas buscam com outsourcing de TI é um apoio para implantar e administrar a oferta de recursos tecnológicos dentro de um escritório.
Quando pensamos nisso de um ponto de vista macro na rotina de um negócio, o que vemos é uma oportunidade para confiar questões práticas à parcerias e permitir que elas deem sugestões importantes para aproveitar ao máximo os recursos que você está contratando.
Com expertise e experiência, as boas fornecedoras podem não só sugerir as melhores ferramentas como dar insights sobre como utilizá-las para um melhor resultado de mercado.
Uma boa parceria é assim: as duas empresa se conhecem, se entendem e buscam dentro de suas especialidades o que seja importante para o crescimento de ambas.
4. Quais são as vantagens da terceirização de TI?
Tudo o que dissemos até aqui deixa bem claro por que empresas do mundo inteiro estão apostando na terceirização. Mas será que podemos dar exemplos ainda mais práticos sobre esses benefícios?
É claro que sim! Inclusive, queremos terminar este artigo listando as vantagens que vão te convencer a olhar com atenção para soluções de outsourcing no mercado. Confira:
Melhor equilíbrio entre demanda e oferta de TI
O que acontece muito em empresas que lidam e investem por conta própria em suas TIs é um erro de escopo e dimensionamento. Resumindo: contrata-se uma solução cara sub-utilizada ou uma barata que não traz o retorno esperado.
O outsourcing, por se tratar de uma parceria especializada, costuma eliminar esse problema de duas formas: primeiro, a terceirizada contratada tem mais conhecimento para entender suas demandas e encontrar a oferta certa para atendê-la; depois, dá mais flexibilidade para ajustar essa relação dependendo do momento da sua empresa.
Redução de custos
Só essa eficiência no equilíbrio entre custo e benefício já é suficiente para economizar dentro de um negócio. Mas, além disso, a terceirização permite a inclusão de tecnologias com preços mais em conta e SLAs de suporte e manutenção que diminuam o peso dessas questões dentro do seu orçamento.
Otimização de processos
Otimizar é o verbo de ouro quando falamos em tecnologia. Quando ela é introduzida da melhor forma dentro de um fluxo de produção, para auxiliar e reformular tarefas e processos dos colaboradores, ela se torna uma poderosa vantagem competitiva.
É até possível trazer esse tipo de benefício com a TI interna, mas por que se contentar com a limitação de pessoal que você tem?
Boas empresas de outsourcing de TI trabalham sempre em busca de permitir que você faça mais gastando menos e em menos tempo. Para o mercado, isso significa mais qualidade, agilidade de entrega e satisfação dos clientes.
Aumento da produtividade
Processos otimizados e ferramentas mais poderosas obviamente vão impulsionar a produtividade dentro da sua empresa.
Terceirizar também pode significar trazer automação e gestão inteligente para aumentar exponencialmente a capacidade de trabalho de todos os colaboradores, sem exigir mais do possível em esforço.
Um exemplo disso são os sistemas escaláveis, que permitem realizar atendimento e gestão para demandas muito maiores com o mesmo nível de operação. Uma boa parceria de outsourcing pode te ajudar a implementar esse tipo de estrutura.
Agilidade em decisões e foco no negócio
Já chegamos a tocar nesse ponto durante o texto, mas é muito importante reforçá-lo. O maior ganho do outsourcing de TI para empresas em todos os setores está não em substituir a equipe interna, mas liberar suas rotinas de preocupações práticas para que assumam um papel mais estratégico no negócio.
O ponto principal do sucesso hoje está não só na tecnologia que você adquire, mas para que fim ela pode ser utilizada. A TI do futuro é aquela que traz da tecnologia as respostas para problemas e oportunidades de mercado.
Assim, o gestor do departamento sai dos chamados para manutenção direto para a mesa de reuniões. A infraestrutura estará lá para coletar e analisar dados de negócio, fundamentar novas decisões e agilizar a adaptação a novas demandas.
Integração em pequenas e médias empresas
Somando todos os pontos levantados no texto, não fica muita dúvida: a terceirização tecnológica é um caminho muito importante para pequenas e médias empresas.
Principalmente porque ela permite uma união do negócio e seus colaboradores em torno de otimização, produtividade e adaptabilidade no mercado.
A TI nesse cenário se mistura com a gestão do negócio. As soluções são oferecidas para atender questões práticas de necessidades reais, mas também se tornam a origem das ideias inovadoras que podem alavancar a sua empresa.
É só imaginar o cenário: sua gestão pautada por gerenciamento e análise de dados, com controle completo sobre operação e posicionamento de marca.
Aliado a isso, uma visão clara e ampla sobre como a oferta de recursos tecnológicos está sendo usada e como ela pode otimizar ainda mais a forma como vocês trabalham e se relacionam com os clientes.
A origem de todas essas vantagens vêm de uma grande parceria em outsourcing de TI. Com a expertise necessária para empresas que se consolidam no setor, elas poderão oferecer o acesso à tecnologia que torne possível uma pequena ou média empresa brigar entre as grandes.
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