O que é e para que serve um suporte em TI nas empresas?

O que é e para que serve um suporte em TI nas empresas?

29/01/2020
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Muitas pequenas e médias empresas acreditam que, pelo volume de sua gestão e operação, não precisam de um suporte em TI em sua rotina.

Porém, com o aumento do valor da tecnologia da informação para o sucesso no mercado, esse pode ser o diferencial de um negócio para otimizar e aumentar a eficiência da sua entrega.

Quer entender como exatamente esse suporte pode impulsionar sua empresa e o que você ganha com isso? Você vai encontrar tudo sobre o assunto neste artigo. Acompanhe!

O que é e como funciona um suporte em TI especializado

As empresas com menos poder de investimento ou que ainda estão começando, estão em um momento importante de mercado: o uso de dados para tomada de decisões e elaboração de estratégias de negócio se tornam cada vez mais importantes.

Essa é uma oportunidade para nivelar a disputa, já que com investimento em tecnologia e foco na eficiência produtiva PMEs estão ganhando a possibilidade de brigar por público em diversos mercados até com marcas gigantes e estabelecidas.

Mas, o outro lado dessa moeda é o desafio em não só implementar como manter a tecnologia funcional e bem gerenciada dentro do dia a dia de um negócio que não necessariamente pode contar com uma equipe interna de TI.

É por equilibrar capacidade de investimento em soluções tecnológicas com as limitações de uma empresa que o suporte especializado em TI se popularizou nos últimos anos.

O serviço é a terceirização tanto de implementação de ativos de TI como Service Desk, um suporte reativo rápido capaz de solucionar questões emergentes sem a necessidade de contar com um corpo de colaboradores específico para isso.

O foco desse tipo de suporte é ter a eficiência e agilidade que viabilizem a terceirização, dando à empresa um serviço capaz de atendê-la com a mesma qualidade que fariam funcionários internos — muitas vezes até melhor.

Mas, para alcançar esse nível, é necessário investir em empresas de qualidade, que focam em inteligência de suporte e na capacitação de seus profissionais.

Como esse suporte pode auxiliar na rotina de um negócio

Para que você entenda melhor o funcionamento do suporte em TI para as empresas, podemos listar alguns processos e responsabilidades que podem ficar a cargo da parceria terceirizada. Veja quais são esses exemplos!

Garantia de produtividade

As soluções tecnológicas hoje, além de dar inteligência ao negócio, contribuem muito para a produtividade oferecendo ferramentas e funcionalidades que simplificam o trabalho.

Mas, esse efeito pode ser exatamente o contrário quando um PC está lento ou há problemas no manuseio de arquivos. Um suporte reativo de qualidade pode resolver rapidamente questões do tipo garantindo uma produtividade linear e previsível, que contribua para o sucesso da entrega.

Manutenção e atualização

Você não precisa esperar que máquinas e programas apresentem problemas para acionar o suporte. Serviços de qualidade gostam de apostar no trabalho preventivo, fazendo manutenção e atualização tanto de hardware, quanto software.

Realização de backups

Alguns processos rotineiros hoje são fundamentais para a empresa que busca na informação o sucesso de suas estratégias.

Os backups são um grande exemplo disso. São processos importantes para manter a segurança e a disponibilidade de dados, por isso devem ser feitos com metodologia e automação. Um suporte em TI vai ajudar a garantir essas características.

Monitoramento de redes e sistemas

Outra parte da prevenção na segurança e na produtividade está em ter visão do sistema da empresa, sabendo sempre quem está usando os dados e como.

Um bom suporte de TI, desde o planejamento de infraestrutura até sua manutenção, pode oferecer o serviço de monitoramento para permitir essa visibilidade. Pode ser, inclusive, uma arma para otimizar ainda mais os processos da empresa.

Quais as vantagens desse tipo de serviço para sua empresa

Para terminar, falta apenas analisarmos o que você ganha apostando em terceirização de suporte na empresa. O que muitos empreendedores tratam como um custo é um investimento em um negócio mais competitivo para o mercado digital do futuro. Confira os benefícios principais!

Otimizar a infraestrutura

Se toda empresa precisa investir em tecnologia para ser competitiva no futuro, tem vantagem aquelas que conseguem o máximo de retorno dos ativos adquiridos com o mínimo de esforço, tempo e dinheiro.

Um suporte especializado tem a expertise necessária para te ajudar no processo. Pode fazer o levantamento de necessidades e soluções e encontrar o jeito mais otimizado de utilizar a infraestrutura que você já tem — tanto em equipamentos quando em licenças de software.

Reduzir custos

Otimização sempre leva à redução de custos. O que pode parecer um gasto extra agora retorna rapidamente com a ação de qualidade de um suporte dentro da sua rotina.

Com investimento certo, menos chamados para mais produtividade, menos tempo com equipamentos parados, mais eficiência para as ferramentas à disposição: tudo isso ajuda a ganhar tempo e perder menos dinheiro.

Reforçar a segurança

Hoje o banco de dados de um negócio é o seu principal ativo. Entretanto, com esse valor, vem também o aumento dos riscos ao comprometimento de informações sensíveis — da empresa e de seus clientes.

Investir em segurança nesse cenário é fundamental. Com um suporte especializado, você pode garantir que o dinheiro gasto retorne em um sistema sólido e confiável.

Transformar tecnologia em resultados

Na era da transformação digital, a informação é a chave para o sucesso. A ideia é que dados de diversas fontes sejam integrados e analisados por sistemas para fornecer insights para novas estratégias.

Seja qual for o seu uso para esses dados, eles precisam estar disponíveis o tempo todo e serem confiáveis para decisões assertivas de mercado.

Em uma PME, que nem sempre tem o pessoal necessário para manter esse tipo de operação, ter ajuda especializada é a solução mais simples para entrar nessa disputa.

Ou seja, o suporte em TI é uma parceria e um investimento no futuro do negócio. Quanto mais importante a informação se tornar, mais diferença vai fazer a forma como você lida com ela.

Tendo ajuda para garantir essa eficiência de forma simples e próxima com uma empresa terceirizada, qualquer empresa tem todo esse poder a seu alcance.

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