A segurança dos dados é, provavelmente, o maior risco das operações nas empresas atuais. É praticamente impossível garantir que você possua um risco-zero em relação a proteção dos dados de seus clientes, funiconários e demais partes interessadas. Em uma analogia pedagógica podemos entender a segurança digital como uma segurança de um bem físico dentro de uma residência. Para garantir a segurança do bem, você pode tomar ações como:
No processo acima, você criou 7 camadas de proteção para impedir que alguem tenha acesso ao bem. Mesmo assim, talvez não seja suficiente se você for um banco. Da mesma forma, em sua organização, você precisa preocupar com o acesso aos dados digitais. Quem pode ter acesso, como, quando e quais as formas de proteção você irá utilizar para evitar que pessoas erradas tenham acesso?
No mundo atual, todo o ativo de sua empresa está registrado nos computadores e servidores de sua organização. Caso estes dados sejam violados ou vazados, você poderá comprometer a segurança de sua organização e dos seus clientes. Como se isto não fosse suficiente, a credibilidade de sua empresa também pode ser afetada.
Como se isto não bastasse, a nova lei geral de proteção dos dados (LGPD) ainda prevê punições pesadas para aquelas empresas que não se preocuparem com isto.
Porém, isto não significa que você não possa tomar ações importantes para reduzir o risco.
Você pode tomar ações para criar as barreiras tecnológicas que irão proteger os dados de sua empresa. Assim como no exemplo, você possui algumas camadas como:
Estas são apenas algumas das proteções que você pode utilizar.