Integração Contínua
O assunto, que foi o principal tópico do ano 2013, voltou a ser mencionado no keynote deste ano. Houve o testemunho de clientes que levaram a mensagem de que se deve iniciar imediatamente com pequenas automações e ir desenvolvendo o pipeline continuamente. Além disto a Zend apresentou a expansão de sua iniciativa de blueprints e novos patterns de integração com novas ferramentas de automação (Bamboo, docker, puppets, entre outras).
Debug em desenvolvimento – (Zend Server 8 com Zray)
Sem dúvida o grande destaque deste evento foi o lançamento da beta do Zend Server 8. Com sua nova interface, esta versão apresenta sua maior funcionalidade no apoio ao desenvolvimento com a expansão do recurso de Z-Ray. Embasados em uma pesquisa realizada com desenvolvedores na qual constatou que os mesmos gastam até 50% do tempo em debug, a Zend enriqueceu o suporte aos debug para as fases iniciais do ciclo de vida da aplicação. Com a API do Z-Ray, os desenvolvedores podem agora customizar facilmente a barra do Z-Ray para apresentar informações específicas de sua aplicação, facilitando o diagnóstico de erros. Foram disponibilizados templates para Magento, WordPress, Joomla, Drupal, Apigility, ZF1, ZF2 e Symfony.
PHP 7
A palestra sobre o PHP7 também gerou bastante interesse. O apresentador Dmitry Stogov apresentou o caminho percorrido nos últimos anos em busca de melhoria de performance com o engine da Zend. A palestra apresentou benchmarks de performance com aplicações entre os engines das versões 5.5, 5.6, PHPNG (nome dado ao PHP7 como projeto) e o HHVM (do Facebook). A performance do PHNG ficou bastante próxima do HHVM e superou de forma significativa as versões anteriores. Em sua explicação, o Dmitry apresentou as alterações realizadas no core que consistiram basicamente em refatoramento do código responsável pela gestão das variáveis e das tabelas de referencias internas. Até o momento, a versão PHP7 não apresenta novas funcionalidades apenas os ganhos de performance substanciais resultados deste refatoramento do core.
Demais assuntos
Além destes tópicos, vários outros assuntos foram cobertos durante a ZendCon. Dentre eles:
-
a geração de APIs com o Apigility e com outras arquiteturas foi assunto de várias sessões.
-
o lançamento do ZendStudio 12 beta com suporte ao tema dark, e baseado na nova plataforma Eclipse 4.
-
Otimização de performance de banco de dados com o MySQL e Mongo e de servidor com o Nginx também tiveram sessões específicas.
-
Outras palestras cobriram assuntos específicos do PHP como ferramentas de debug, date/time, namespace, autoload, php no cli
-
Manteve-se a linha de sessões já tradicional a respeito do IBM i.
Autor: Érico Vasconcelos (erico@ettbrasil.com.br)