O que é Ransomware?
O nome Ransomware vem do termo “ransom” que é usado em inglês para representar um resgate, exigir resgate, pagar por um resgate.
O Ransomware é um tipo de software malicioso que tenta infectar um computador ou dispositivo móvel, também conhecido como Malware.
O modo de ação do responsável pelo Ransomware é “sequestrar” o computador ou arquivos da vítima e pedir uma grande quantia de dinheiro para poder liberá-los novamente. O valor a ser pago é cobrado normalmente em bitcoins, o que dificulta seu rastreio.
O “vírus sequestrador” codifica ou bloqueia o acesso aos arquivos ou computador impedindo o usuário de ter acesso.
As principais características do ransomware é seu disfarce. Ele infecta o computador por meio de sites maliciosos, links suspeitos ou até pelo e-mail. Um dos meios mais utilizados atualmente são as redes sociais.
Porém o Ransomware não é algo novo, as primeiras referências a ele datam do final da década de 1980. Nos anos 80, já existiam malwares desenvolvidos com o objetivo de extorquir dinheiro das vítimas. Um bom exemplo é o PC Cyborg que apareceu em 1989 e por meio de disquete criptografava a unidade C:/ e exigia pagamento em dinheiro. O que torna o Ransomware tão perigoso é que diferente do PC Cyborg que apenas reescrevia o arquivo sistema autoexec.bat, o ransomware criptógrafa conteúdos inteiros.
Em março desse ano foi expedido pelo FBI um alerta a respeito do ransomware MSIL/Samas, atualmente um dos mais perigosos. O que mais preocupa em seu modo de ação é que ele não infecta um computador, mas sim uma rede inteira. Ou seja, atente-se pelo fato de que um computador poderá espalhar o ransomware para rede inteira, até ao servidor principal de sua empresa, por exemplo.
Por isso, manter a segurança dos computadores e de sua rede deve ser uma prioridade. Afinal, todos estão sujeitos a um ataque de ransomware, que por sinal, está bastante frequente. Os custos de recursos financeiros e de tempo poderão ser bem altos. E então, quais ações já realizou para se proteger quanto a essa nova onda de ataques?